O governador Jaime Lerner (PFL) afirmou nesta segunda-feira que pretende criar uma equipe que ficará responsável pela transição do atual para o próximo governo. ''Estaremos montando essa comissão assim que o quadro eleitoral esteja definido'', disse o governador. Ele também não descarta a possibilidade de implantar a equipe de trabalho antes mesmo da definição do quadro eleitoral, caso os candidatos sintam necessidade.
A principal função da comissão, que ainda não tem nomes definidos, será ''garantir uma passagem tranquila de governo'', segundo Lerner. Ele disse que pretende indicar os integrantes desse processo nos próximos dias.
Quando assumiu seu primeiro mandato, em janeiro de 1995, Lerner contou com o apoio de uma equipe de transição, comandada pelo próprio governador na época, Mário Pereira. Ele ficou para concluir, de abril a dezembro de 1994, o governo de Roberto Requião (PMDB).
As declarações de Lerner foram dadas nesta segunda-feira, durante o evento de instalação da comissão que vai preparar as comemorações pelos 150 anos de emancipação política do Paraná. ''Gostaria que esses 150 anos representassem a consolidação da nossa identidade'', disse. Segundo ele, esse é o momento de mostrar o orgulho que o Estado sente pela sua grande diversidade étnica.
Oficialmente, as comemorações começarão no dia 19 de dezembro, com a inauguração da sede definitiva do Museu Paranaense. As atividades comemorativas seguirão até 19 de dezembro de 2003.