O vereador Jairo Tamura (PSB) é o novo líder do prefeito Barbosa Neto (PDT) na Câmara Muncipal de Londrina. O anúncio foi feito no final da manhã desta terça-feira (22) e veio confirmar as especulações nos bastidores do Legislativo. "Eu não pedi este cargo. Foi solicitado que se houvesse um consenso em meu nome, eu assumiria", disse em entrevista nesta manhã à rádio Paiquerê AM, repetindo discurso feito ontem em entrevista ao Bonde.
A cadeira havia sido deixada na semana passada pelo vereador Roberto Fú, após divergência entre ele e o prefeito quanto ao projeto da Lei da Muralha, que proíbe a instalação de mercados com área superior a 1,5 mil metros quadrados dentro de um quadrilátero central. Roberto Fú queria a revogação da lei e Barbosa aprovação com apenas algumas mudanças.
Quanto ao projeto polêmico como o da Lei da da Muralha, Tamura limitou-se a dizer que não vê problemas em aprovação de projetos do Executivo desde que sejam bons para a cidade. Já em relação a Comissão Processante (CP) que pode ser aberta contra o prefeito, o novo líder diz que é preciso se limitar "aos fatos políticos e analisar as 'coisas' embasadas na política. Cada um tem sua opinião e cada um poderá defendê-la na hora certa na discussão da CP".
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
A posse de Tamura deve ocorrer na sessão de hoje da Câmara. Tamura é o quinto líder do governo no Legislativo. Já passaram pela cadeira os vereadores Joel Garcia (PP), Sebastião Raimundo da Silva (Sebastião dos Metalúrgicos) (PDT), Tito Vale (PMDB) e Roberto Fú (PDT).