Foi marcado para o dia 21 de junho o primeiro depoimento da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Centronic instalada pela Câmara Municipal de Londrina. Segundo reportagem da rádio CBN Londrina, o autor da denúncia, vereador Joel Garcia foi chamado para prestar esclarecimentos.
De acordo com o presidente da comissão, vereador Roberto Kanashiro outros nomes que devem prestar depoimento ainda não foram definidos, mas devem ser convocados em breve. A intenção é estabelecer um calendário de oitivas.
Os trabalhos da CEI tiveram inícia na última quarta-feira (8). Parte dos documentos solicitados pelos vereadores já chegou à Câmara. O fórum já encaminhou cópias dos processos envolvendo o município e as empresas, mas ainda falta o material da prefeitura, que ainda não foi providenciado. O prazo para entrega termina nesta quinta-feira.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Já os documentos da empresa Proguarda, com sede em Goiás, devem demorar um pouco mais para chegar a comissão.
Em entrevista à rádio o vereador e relator da comissão, Rony Alves, disse que no primeiro dia de trabalho foram analisados alguns documentos. Parte dos materiais já foi utilizado na CEI da Guarda Municipal.
Além dos aditivos feitos aos contratos com as empresas Centronic e Proguarda, a CEI vai apurar a acusação de improbidade administrativa do prefeito Barbosa Neto. O Ministério Público constatou que seguranças da Centronic, pagos com recursos do município teriam prestado serviçoas à rádio de propriedade da família do prefeito.
A comissão tem 120 dias para concluir os trabalhos, porém, os vereadores pretendem entregar o relatório final antes do prazo.
(Com informações da rádio CBN Londrina)