Fortalecer a participação do jovem na política e despertar a importância do resgate dos princípios de cidadania, objetivando a construção de um mundo melhor. Esse é o foco principal do XV Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop), que começou nesta quinta-feira (30), no Hotel Aguativa, em Cornélio Procópio, e termina na sexta-feira (1).
O evento é promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR - entidade que representa e defende os interesses do cooperativismo e sindicalismo cooperativo paranaense. Este ano participam do evento 517 jovens, de 26 cooperativas, do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que participou da solenidade de abertura, é de fundamental importância a promoção de eventos que reúnam jovens engajados com a causa cooperativista. "Estão aqui hoje reunidos os futuros dirigentes do sistema e promover a discussão de temas, não só ligados ao processo cooperativista, mas também da sociedade como um todo é nossa missão", afirma. O dirigente também vê o Encontro Estadual como uma oportunidade para que o jovem possa manter contato com participantes de outras cooperativas, de outras regiões e até de estados diferentes e assim possa aperfeiçoar e diversificar seu conhecimento.