O deputado estadual Cleiton Kielse (PEN) foi convidado nesta quarta-feira (7) pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para dar explicações sobre as acusações feitas por ele do envolvimento de deputados da Casa com as concessionárias das rodovias do Paraná. O deputado deve comparecer na próxima quarta-feira (14) ao Conselho de Ética.
O pronunciamento do deputado foi feito ainda em julho de 2012 a respeito da chamada "máfia dos pedágios", no que ele considerou o envolvimento de vários parlamentares com as empresas que administram as rodovias do estado. Na ocasião, ele não citou nomes de deputados, o que fez o presidente da Alep, Valdir Rossoni, pedir ao presidente do Conselho de Ética a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Em outubro deste ano, Kielse fez um novo pronunciamento em plenário com um documento em que acusava alguns dos deputados da Assembleia sobre o caso, dentre eles o deputado Ney Leprevost (PSD), com quem discutiu durante o pronunciamento. Os deputados, segundo Kielse, receberiam benefícios das empresas, o que justificaria a falta de iniciativa da Assembleia nas investigações sobre as concessionárias. Além de Leprevost, Kielse também acusou os parlamentares Plauto Miró Guimarães (DEM) e Ademar Traiano (PSDB).
O documento foi entregue ao Conselho de Ética, que analisou os dados e decidiu convidar o parlamentar para esclarecer alguns pontos das acusações, no que se refere a quebra de decoro.