O deputado estadual Cleiton Kielse (PEN) foi convidado nesta quarta-feira (7) pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para dar explicações sobre as acusações feitas por ele do envolvimento de deputados da Casa com as concessionárias das rodovias do Paraná. O deputado deve comparecer na próxima quarta-feira (14) ao Conselho de Ética.
O pronunciamento do deputado foi feito ainda em julho de 2012 a respeito da chamada "máfia dos pedágios", no que ele considerou o envolvimento de vários parlamentares com as empresas que administram as rodovias do estado. Na ocasião, ele não citou nomes de deputados, o que fez o presidente da Alep, Valdir Rossoni, pedir ao presidente do Conselho de Ética a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar.
Em outubro deste ano, Kielse fez um novo pronunciamento em plenário com um documento em que acusava alguns dos deputados da Assembleia sobre o caso, dentre eles o deputado Ney Leprevost (PSD), com quem discutiu durante o pronunciamento. Os deputados, segundo Kielse, receberiam benefícios das empresas, o que justificaria a falta de iniciativa da Assembleia nas investigações sobre as concessionárias. Além de Leprevost, Kielse também acusou os parlamentares Plauto Miró Guimarães (DEM) e Ademar Traiano (PSDB).
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
O documento foi entregue ao Conselho de Ética, que analisou os dados e decidiu convidar o parlamentar para esclarecer alguns pontos das acusações, no que se refere a quebra de decoro.