Os lideres brasileiros estão entre os mais otimistas da America Latina, segundo relatório sobre a democracia no continente divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. A pesquisa, realizada em 2002, ouviu 19 mil latino-americanos e 231 lideres do continente sobre a situação da região nos últimos 20 anos.
Entre as lideranças entrevistas nos 18 países que participaram no relatório, os brasileiros entrevistados estão entre as mais otimistas, tanto no que se refere ao progresso das condições necessarias para a democracia quanto mais satisfeitas com os avanços já obtidos.
Os dirigentes brasilerios estão entre os que avaliam se o nivel de participação política aumentou nos ultimos anos, ao lado de Honduras, Mexico, Bolívia e Paraguai.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
De acordo com o relatório um dos fatores que alimentou o otimismo é a eleição presidencial de 2002. "Para um dos entrevistados, a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva 'que saiu da extrema pobreza nordestina e chegou ao máximo poder do país' ajuda a reforçar o clima de confiança na democracia".
ABr