A rádio Paiquerê AM divulgou na manhã desta sexta-feira (16) pesquisa sobre os 500 dias da administração Alexandre Kireeff (PSD). O levantamento feito pelo Instituto Multicultural ouviu 602 pessoas entre os dias 12 e 15 de maio e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O prefeito de Londrina recebeu nota 6 dos moradores da cidade. A pesquisa indicou que 52% dos londrinenses aprovam a gestão municipal. O índice é um pouco superior ao registrado na pesquisa que avaliava o primeiro ano do prefeito à frente do Executivo (51,3%).
O levantamento mostrou que 36,5% dos ouvidos não aprovam a gestão Kireeff. Conforme o instituto, 11,5% não souberam opinar.
Leia mais:
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
PF liga tentativa de golpe e caso da 'Abin paralela' ao indiciar Bolsonaro
Para o londrinense, a saúde é o maior problema que Kireeff deve priorizar (69%). Questões como segurança pública, trânsito, pavimentação, limpeza e educação variaram entre 2,5% e 8,5%.
O Instituto Multicultural perguntou ainda sobre a avaliação da administração nos primeiros meses de 2014 com relação ao primeiro ano do mandato. 57,5% dos entrevistados responderam que ficou na mesma situação; 27% disseram que melhorou; 12,5% piorou; e 3% não souberam opinar.
Sobre a qualidade de vida, a pesquisa constatou que 47,5% dos londrinenses consideram a cidade boa; 36%, ótima; 13%, regular; e 3,5% disseram ruim ou péssima.
Intenção de votos
A pesquisa encomendada pela Paiquerê AM perguntou sobre o interesse para as eleições deste ano. 28,5% dos eleitores indicaram ter muito interesse e 67% somados disseram ter médio, pouco ou nenhum interesse; 4,5% não souberam responder. Caso o voto não fosse obrigatório, 46% confirmaram que mesmo assim votariam; 50,5% disseram que não iriam comparecer às urnas; e 3,5 não deram resposta.
Caso as eleições para governador fossem hoje, a estimativa do Instituto Multicultural é de que 48,5% dos eleitores votariam em Beto Richa (PSDB). O atual governador é seguido dos senadores Gleisi Hoffmann (PT) com 15,5% e Roberto Requião (PMDB) 11%. O pré-candidato do PSD, Joel Malucelli, foi indicado por 1,5%. 10% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum e 18,8% não souberam ou não opinaram.
Na corrida presidencial, o tucano Aécio Neves teve 39,5% das intenções de voto. A presidente Dilma Rousseff (PT) foi escolhida por 10% dos entrevistados, seguida de Eduardo Campos (9%). Outros candidatos não atingiram 1%. Brancos e nulos somaram 15% e 25% não souberam responder.
Clique aqui para conferir a íntegra da pesquisa