A reestatização da Vale do Rio Doce não é um assunto discutido pelo governo federal. É o que garante o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concedeu nesta quinta-feira entrevista coletiva a emissoras de rádio.
"O PT tomou uma decisão de apoiar um plebiscito que o Movimento dos Sem-Terra e outras entidades estão fazendo. E eu acho que, enquanto partido político, as pessoas podem tomar as posições que quiserem tomar. Os partidos têm autonomia e o partido tem autonomia, inclusive, com relação ao governo", afirmou Lula.
"Agora, eu posso dizer que esse tema não passa pelo governo, não se discute no governo, porque tem um ato jurídico que foi consagrado e que o governo vai respeitar. Isso não está na minha mesa e nem entrará na minha mesa essa discussão sobre a questão da Vale do Rio Doce", completou.
Leia mais:
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, no seu 3º Encontro Nacional, apoiar a Campanha A Vale é Nossa, que defende a reestatização da empresa, privatizada durante o governo Fernando Henrique Cardoso. O PT decidiu apoiar a realização do plebiscito popular que os movimentos sociais estão organizando para saber se a população é a favor ou contra a reestatização.
ABr