Luiz Inácio Lula da Silva, 56 anos, ''grande pescador de rio'' - como se auto-define - já pescou seis toneladas de peixe-espada em alto-mar, um jaú de 34 quilos e mergulhou em meio a um cardume de sardinhas. Ontem, no Rio, após causar gargalhadas a pesqueiros com suas histórias, o candidato à Presidência pelo PT prometeu criar, em um possível governo seu, a Secretaria Nacional da Pesca e Aqüicultura para incentivar o setor.
''Não é possível que tenhamos um mercado de pesca mais frágil que o do Peru. O Brasil pesca apenas 700 mil toneladas por ano. O brasileiro consome, em média, apenas sete quilos de peixe/ano, quando o ideal seriam 13 quilos'', disse. Atualmente, existe em Brasília o Departamento de Pesca e Aqüicultura, vinculado ao Ministério da Agricultura. Segundo dados do governo, estima-se que a pesca este ano no país chegue a um milhão de toneladas.
Lula se reuniu, ontem pela manhã, com integrantes do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio. O candidato participou de uma barqueata que saiu da Praça 15, no Rio, em direção ao terminal pesqueiro de Niterói, onde discursou para cerca de 200 pessoas. Quinze embarcações acompanharam o barco em que ele estava. Sua mulher, Marisa, e a governadora Benedita da Silva participaram da travessia.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
O encontro com os pescadores foi breve, mas o tempo foi suficiente para Luiz Inácio conversar por rádio com alguns deles que estavam no mar. Para conquistar a categoria, Lula assinou uma carta-compromisso com 11 itens. Voltou a criticar os projetos de investimentos internacionais da Petrobras. ''Temos que resolver as coisas com soluções fáceis. O que é uma solução difícil? É a Petrobras fazer plataformas na Noruega e não gerar emprego no Brasil.'' Concluiu sua fala destacando a importância do setor de pesca. ''O peixe pode acabar com a fome no Brasil. Se tiver no prato o feijão, a farinha e um peixinho, vai ser muito melhor.''
Lula passou dois dias no Rio para dar fôlego à campanha de Benedita, que tenta a reeleição, mas não deixou de alfinetar, pela primeira vez, um adversário que pode ser um aliado seu no segundo turno. ''O Garotinho representa o populismo barato com que o Rio foi governado. Temos que fazer reformas estruturais para evitar esse tipo de política 'assistencialista'', ironizou, na madrugada de ontem, durante jantar no Rio. Após o evento em Niterói, Lula embarcou para São Paulo e Benedita promoveu carreata em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.