O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 15h50 ao Palácio do Planalto, onde receberá a presidente eleita, Dilma Rousseff, para cerimônia de transmissão da faixa presidencial. Lula esperou Dilma encerrar seu discurso no Congresso para deixar o Palácio da Alvorada e chegou pela lateral do Planalto, sendo pouco notado pelas pessoas que estão à frente do palácio.
Em seu último dia na residência oficial do Alvorada, Lula reservou todo o seu tempo para a família. Da antiga equipe, apenas o seu chefe de segurança, general Gonçalves Dias, e o fotógrafo Ricardo Stuckert, estiveram no local.
Cerca de 30 pessoas, a maioria turistas, estavam no portão do Alvorada no momento em que Lula deixou a residência oficial. Ele abriu a janela do carro e disse: "Vamos lá, vamos lá." Lula estava visivelmente emocionado e, mais a frente, chegou a cumprimentar um casal de turistas, ainda dentro do veículo.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
O mau tempo na cidade pode ter afastado a militância petista da portaria do Alvorada. Ninguém com bandeira ou camisa do partido esteve no local. Havia parado de chover no momento em que Lula deixou o palácio. Quando o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), declarou Dilma Rousseff presidente da República, às 14h52, Lula ainda estava no Alvorada.