O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Montevidéu (Uruguai) por volta de meia-noite no horário local (1h no horário de Brasília). Nesta terça pela manhã, Lula se reúne com o presidente da Argentina, Néstor kirchner e com o ex-presidente, Eduardo Duhalde, que passará a ser chefe do Comitê de Representantes Permanentes do Mercosul.
Também deverá participar desse encontro o líder da Frente Ampla, Tebera Vasquez, líder da esquerda Uruguaia e forte candidato às eleições presidenciais no ano que vem.
Logo depois, o presidente brasileiro participará da abertura da XXV reunião do Conselho do Mercado Comum (Mercosul), com a presença do presidente do Uruguai, Jorge Batlle, e os demais presidentes dos países integrantes do Mercosul, Bolívia e Chile, além de convidados especiais como o ministro das Relaçoes Exteriores da Rússia, Igor Ivanov, e do Comissário para Assuntos Comerciais da União Européia, Pascal Lamy.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Um dos principais objetivos do encontro será acertar a integraçao definitiva do Peru como membro associado do Mercosul e ainda a assinatura do acordo entre o bloco comercial com a Comunidade Andina de Nações (Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru e Equador).
Fonte: Agência Brasil (ABr)