O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação da imprensa e agradeceu a "blogueiros" por terem, nas suas palavras, revelado "uma farsa que estava acontecendo" durante a campanha eleitoral do ano passado. Lula referia-se ao episódio em que o então candidato do PSDB, José Serra, teria sido atingido por um objeto durante uma passeata no Rio de Janeiro.
No II Encontro de Blogueiros Progressistas, em Brasília, o ex-presidente disse ter viajado por 16 países desde que saiu do governo e afirmou que o comportamento da mídia, especialmente na América Latina, "é quase lamentável". "Eu nunca me preocupei com a crítica se ela é verdadeira, o que me preocupa são as inverdades, a má-fé, as difamações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que caiu na cabeça de um candidato no ano passado", afirmou Lula.
"Foi quando eu disse que nosso adversário tinha que ter a coragem de pedir desculpa ao povo brasileiro", acrescentou. "É o único momento em que um candidato sai mais fraco do que quando entrou (na campanha eleitoral)", disse.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Lula afirmou que foram os "blogueiros" que impediram que esse episódio gerasse prejuízo eleitoral para a então candidata Dilma Rousseff. "Vocês tiveram papel extraordinário. Vocês demonstraram uma coisa fantástica: o povo não precisa mais de intermediários", afirmou sob aplausos dos participantes do encontro.
O ex-presidente pediu que aos "blogueiros" ajam com seriedade e façam críticas sérias, sem perder a razão, "porque a direita não brinca em serviço". E, novamente, criticou José Serra: "Quando vocês foram xingados de blogueiros sujos (por Serra durante a campanha eleitoral), vocês foram xingados por quem promovia a sujeira".
E na presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Lula deu um conselho que ele teria aprendido durante seu governo para levar adiante os projetos na área, como a universalização da banda larga.