O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro britânico Tony Blair se reuniram neste domingo em Pretória, na África do Sul, para discutir o fim dos subsídios agrícolas nos países desenvolvidos.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, os dois países concordaram que é preciso impulso político e trabalho integrado de países pobres e ricos para desenhar um possível acordo sobre o assunto.
"Estamos prontos para conversar, mas é apenas uma conversa exploratória, uma vez que o Brasil não vai negociar com o Reino Unido. A negociação envolve o G-20 (grupo dos 20 países em desenvolvimento), a Europa e os Estados Unidos", disse Amorim.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
De acordo com ele, Blair teria demonstrado ainda interesse na convocação de uma reunião dos líderes dos países que integram o G-8 (grupo dos países mais desenvolvidos) e o G-20 para destravar as discussões da chamada Rodada de Doha, que trata desse assunto na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Lula participou ainda da Cúpula da Governança Progressista, encontro que reuniu hoje em Pretória chefes de Estado de sete países, entre eles o Reino Unido, a Suécia e a Coréia do Sul.