O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi duro nesta terça-feira ao defender o controle externo do Poder Judiciário. "Sou favorável à abertura da 'caixa-preta' do Judiciário", disse Lula em Vitória, durante evento de adesão do governo capixaba ao Plano Nacional de Segurança Pública.
Lula defendeu ainda a obrigatoriedade dos advogados passarem pelo raio-X na entrada de presídios - sugestão contrária à do próprio ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
O Espírito Santo foi o primeiro Estado a implantar o Gabinete de Gestão Unificada de Segurança, considerado uma peça-chave para o funcionamento do Susp (Sistema Único de Segurança Pública).
Leia mais:
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
Ao defender uma Justiça igual para todos os cidadãos, independentemente de sua situação financeira, Lula pregou o fim da Justiça ''classista'', ''aquela Justiça que tem lado, que tem classe.''
''É por isso que nós defendemos há tanto tempo o controle externo do Poder Judiciário. Não é meter a mão na decisão do juiz. É pelo menos saber como funciona a caixa preta de um Judiciário que muitas vezes se sente intocável''.