O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita hoje o Paraná pela primeira vez desde que assumiu seu mandato no dia 1º. Lula estará presente na posse de Jorge Samek (PT) como diretor-geral da Itaipu Binacional, que ocorrerá às 18 horas no Canal da Música, em Curitiba.
Além de Lula, os ministros José Dirceu (Casa Civil), Dilma Rousseff (Minas e Energia), Jaques Wagner (Trabalho) e Ciro Gomes (Integração Nacional) devem comparecer ao evento. Antes da solenidade, Lula deve encontrar-se com o governador Roberto Requião (PMDB). Desde o dia 1º de janeiro Requião tenta ir a Brasília para reunir-se com o presidente, mas sucessivos contratempos adiaram o encontro.
Em entrevista coletiva concedida ontem, Samek afirmou que a prioridade de sua gestão à frente de Itaipu será realçar o papel social da empresa. ''Não descuidaremos da geração de energia, mas iremos colaborar com os programas de combate ao fome e ao analfabetismo através de parceiras, convênios e do próprio prestígio da Itaipu. Vamos estimular a interação com as prefeituras e entidades sociais'', afirmou Samek.