O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora 58 anos nesta segunda-feira, em meio a uma série de compromissos e audiências com participantes do XXII Congresso da Internacional Socialista.
A entidade, que reúne 150 países governados por partidos de esquerda em todo mundo, escolheu neste ano o Brasil para realizar os debates anuais sobre as mudanças e rumos dos ideais socialistas.
Lula, que começou o dia fazendo o discurso de abertura do congresso, fez uma rápida pausa para o almoço e, ao longo da tarde, está recebendo individualmente vários representantes de países que integram a Internacional Socialista.
Leia mais:
Bolsonaro sai em defesa de militares suspeitos de plano para matar Lula
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Estão previstos encontros com o presidente da Africa do Sul, Thabo Mbeki, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, o ex-primeiro ministro da Espanha Felipe Conzalez e o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Lazlo Kovacs.
O presidente encerra o dia participando de jantar oferecido pelos participantes da Internacional Socialista. A única homenagem pública que ele recebeu, até agora, foi no fim da manhã.
No encerramento da abertura do congresso, os participantes cantaram parabéns e ofereceram a Lula um bolo onde estava escrito: "Feliz aniversário, presidente". Uma banda de música contratada para o evento executou o "Parabéns".