O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem de sete pontos percentuais sobre o rival tucano Geraldo Alckmin. Segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, Lula obteve 50% das intenções de voto contra 43% de Alckmin (PSDB) considerando-se o total de votos. Sendo contados apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Lula tem 54% contra 46% de Alckmin. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, a maioria (48%) dos votos destinados a Heloisa Helena, do PSOL, no primeiro turno (48%) vão para Alckmin. Lula ficou com 32%. Heloisa e o PSOL decidiram não apoiar nenhum dos dois candidatos no segundo turno. Entre aqueles que votaram em Cristovam Buarque (PDT), 39% disseram que votarão no candidato tucano e o mesmo percentual, em Lula.
Esta é a primeira pesquisa do instituto desde a definição de segundo turno entre o petista e o tucano. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 21340/06. No total, foram ouvidos 5.811 eleitores em 368 municípios entre os dias 5 e 6 de outubro.
Aprovação do governo
Leia mais:
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
O Datafolha registrou um aumento no número de eleitores que consideram o governo Lula ótimo ou bom. No dia 22 de setembro, eram 46%. Agora, 49% deram esta resposta. Em 22 de setembro, 34% consideravam o governo do petista regular. Agora, são 33%. A gestão é avaliada como ruim ou péssima por 17% -em 22 de setembro, eram 18%.
Debate
Para 77% dos eleitores entrevistados, é importante que o debate entre os dois candidatos no segundo turno. No domingo, os dois presidenciáveis participam, às 20h, do primeiro debate do segundo turno, na "TV Bandeirantes". No primeiro turno, o presidente Lula não participou de debates. Porém, já confirmou presença no debate de domingo e também em outro, que acontece no dia 27, na TV Globo.