Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa do Ibope

Maioria dos brasileiros acha democracia o melhor sistema de governo

Agência Brasil
07 dez 2015 às 18:08

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A maioria dos brasileiros (73%) acredita que a democracia pode ter problemas, mas é o melhor sistema de governo, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), embora 22% dos brasileiros não concordem com essa afirmação e 5% não saibam ou prefiram não responder.

Realizada em 62 países, a pesquisa ouviu 63.898 pessoas e mostrou que a proporção de brasileiros que concorda que a democracia é o melhor sistema de governar está alinhada com a média global, que é de 76%. Os que não concordam, somam 20% da população mundial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os níveis mais altos de concordância com a democracia como sistema de governo foram observados na América do Norte (82%), África (80%) e Europa Ocidental (80%). Os países menos entusiastas da democracia estão na região norte da Ásia (55%), no leste europeu (64%) e na América Latina (68%).

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


Os países que mais aprovam a democracia são: Suécia (93%), Marrocos (92%), Argentina (91%), Suíça (90%), Quênia (89%), Finlândia (87%), Fiji (87%), Portugal (88%), Alemanha (86%), Turquia (86%), Áustria (85%) e Islândia (84%).

Publicidade


No sentido oposto, as dez nações onde os percentuais de concordância são menores são: Japão (46%), Palestina (49%), Bulgária (52%), México (54%), Hong Kong (55%), Bósnia (56%), Sérvia (57%), Romênia (58%), Líbano (61%) e Rússia (62%).


Outro questionamento apresentado pela pesquisa foi se o país onde o entrevistado vive é governado de acordo com a vontade da população. As opiniões se dividiram ao redor do mundo: 50% concordam e 46% discordam.

Publicidade


As populações do leste e oeste da Ásia foram as que mostraram maior satisfação em relação aos governantes agirem de acordo com a vontade da população (69% e 60% respectivamente). Os que mais discordaram estão na América Latina (58%), Europa Ocidental (56%) e Leste Europeu (55%).


Em 32 dos 62 países pesquisados, há mais pessoas que acreditam que o governo não age de acordo com o desejo da população. Em 26 nações há mais pessoas que acreditam que a gestão está de acordo com a vontade das pessoas e em quatro países as opiniões estão divididas, entre os quais está o Brasil (51% concordam e 48% discordam).

As dez nações aonde os cidadãos mais acreditam serem governados segundo sua vontade são: Fiji, Afeganistão, Vietnã, Marrocos, Indonésia, Suécia, Equador, Quênia, Panamá e Paquistão. No lado oposto, entre os que acham que os governantes não respeitam suas vontades, estão Armênia, Letônia, Bulgária, México, Bósnia, Líbano, Cazaquistão, Grécia, Bélgica e Espanha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo