O ministro das Cidades Olívio Dutra será substituído pelo atual secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, a mudança foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula em reunião na manhã desta terça-feira, no Palácio do Planalto. As informações são da Agência Brasil.
Márcio Fortes, indicado para a pasta pelo Partido Progressista (PP), também já foi secretário-executivo dos ministérios da Agricultura e de Minas e Energia e atuou nas duas pastas como ministro interino. Fortes é doutor em direito e diplomata, além de ter presidido o conselho administrativo de várias estatais. Ele também foi presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Sem filiação partidária, Márcio Fortes já ocupou os cargos de secretário-geral e vice-presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), pesquisador da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) e assessor do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu). Fortes também foi coordenador do Conselho de Comércio Exterior do Mercosul (Mercoex) e vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Rússia.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
De acordo com a assessoria do Ministério das Cidades, Olívio Dutra retornará à militância do PT no Rio Grande do Sul.