A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, está recebendo doações pela internet para sua campanha desde a última sexta-feira, dia 6. Fenômeno durante a campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, a internet até o momento é utilizada somente por Marina como meio de arrecadação, considerando os principais candidatos à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Oficialmente, a campanha eleitoral começou no dia 6 de julho no Brasil.
A campanha de José Serra (PSDB) desistiu, pelo menos por enquanto, de disponibilizar o sistema em seu site, por considerá-lo burocrático. Já a campanha de Dilma Rousseff (PT) está em fase de finalização do sistema e promete colocá-lo em funcionamento nos próximos dias.
No site http://www.minhamarina.org.br, qualquer eleitor pode fazer doações por meio de cartões de crédito com as bandeiras Visa e Mastercard, desde que emitidos no Brasil. O titular deve ser pessoa física e estar com o CPF em situação regular, sem pendências na Receita Federal. Não serão aceitas doações com cartões de débito.
Leia mais:
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima para depor sobre envolvimento com empresas de apostas irregulares
Assembleia Legislativa do Paraná aprova distribuição de medidor digital de glicose
Bolsonaro ensaia defesa jurídica em post e é contestado por especialistas
Projeto de Lei prevê aporte de R$ 23 milhões na Ceasa
Para doar recursos para a campanha de Marina, é preciso preencher um cadastro com dados como nome, e-mail, CPF, endereço completo e telefone. É possível fazer doações com qualquer valor a partir de R$ 5 - limitadas, porém, a 10% dos rendimentos brutos declarados no Imposto de Renda do ano de 2009, conforme a legislação eleitoral.
O PV lembra ainda que o eleitor deve declarar a doação no Imposto de Renda de 2011. "A campanha irá declarar todas as doações recebidas. É imprescindível, assim, que os doadores também declarem suas doações para evitar conflitos no cruzamento dos dados", informa o partido. Até o momento, o PV conseguiu arrecadar R$ 4,650 milhões dos R$ 90 milhões que planeja gastar na campanha de Marina. Nos EUA, apenas pela internet, Barack Obama conseguiu arrecadar US$ 500 milhões.