Mirian Gonçalves (PT) tomou posse na terça-feira (1), ao lado de Gustavo Fruet (PDT), como a primeira mulher na história a assumir o cargo de vice-prefeita de Curitiba. Ela tem 51 anos e é advogada trabalhista há 30. A vice-prefeita acumulará ainda a função de secretária Municipal do Trabalho e Emprego.
Segundo Mirian, a posse da primeira mulher no executivo de Curitiba representa uma conquista para todas as mulheres. "Esta é uma grande vitória. Se hoje estou aqui é porque durante muitos anos as mulheres lutaram pela emancipação e pelo seu reconhecimento sempre de maneira constante e perseverante. A sociedade brasileira já mostrou com a eleição da presidenta Dilma que acredita na força e na competência da mulher", afirmou.
A vice-prefeita é mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha. Desde muito jovem ingressou na política e foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Paraná.
Leia mais:
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
Trabalho - Segundo ela, na secretaria seu objetivo será estimular a geração de empregos e novas oportunidades aos jovens talentos curitibanos. "Curitiba é destaque nacional na geração de emprego, o que nos orgulha muito. Contudo, os jovens ainda precisam de maior qualificação voltada inclusive à economia criativa, como propaganda, arquitetura, artes, moda, tecnologias, entre outras. Retomaremos a Curitiba de vanguarda, inovadora com a nossa população preparada para as demandas do mercado", disse.