A Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público da Comarca de Londrina, por meio dos promotores Renato Lima Castro e Leila Schimiti Voltarelli, comunicou nesta quinta (7), ao prefeito Barbosa Neto o arquivamento do inquérito civil nº 45/09.
O inquérito investigava denúnciade que ocorrera improbidade administrativa em razão das desapropriações de terrenos localizados nas avenidas Castelo Branco e Aeroporto. Conforme o vereador, que participou da comissão de avaliação de imóveis na época, estes terrenos desapropriados deveriam pertencer ao município por força dos 35% exigidos pela Lei Municipal. Na época recusou a assinar o relatório da comissão, que apontava para a desapropriação e apresentou denúncia ao MP.
As investigações do Ministério Público do Paraná concluíram que os três imóveis desapropriados estavam regularizados no município e que os proprietários dos lotes já haviam cumprido a lei, doando 35% do terreno. Diz o relatório do Ministério Público: "os elementos probatórios coligidos neste procedimento administrativo não autorizam inferir a concretização de atos de improbidade administrativa passíveis de investigação, restando comprovado que o único instrumento disponibilizado ao município de Londrina para a respectiva apropriação dos referidos imóveis é a correspondente desapropriação".
Leia mais:
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
É a segunda investigação contra o prefeito Barbosa Neto que fora arquivada pelo Ministério Público. A primeira é datada de 10 de março deste ano, quando o MP arquivou a procedimento investigatório da suposta utilização do portal da Prefeitura de Londrina para promoção pessoal, quando da celebração do primeiro aniversário do mandato do prefeito.
Correção:
Ao contrário do que a reportagem havia informado, vereador Joel Garcia acaba de me informar que não é o autor da denúncia contra o prefeito. Ele é o autor de um pedido de informações que tramitou na Câmara de Vereadores sobre o assunto. Joel prestou esclarecimentos ao Ministério Público, mas não apresentou nenhum pedido de investigação ao MP.