O Ministério Público (MP) de Londrina ofereceu nesta segunda-feira (17), perante o Tribunal de Justiça do Paraná, denúncia criminal contra o atual prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro e o ex-prefeito Homero Barbosa Neto no esquema de pagamento de propina a agentes públicos durante a compra de uniformes escolares pelo município. Além dos dois, outras 17 pessoas foram denunciadas.
A denúncia do MP teve como base as investigações do Gaeco que pediu o indiciamento de 14 pessoas. Durante as investigações, quatro empresários chegaram a ser presos por envolvimento no esquema. O episódio também deu origem à crise política na cidade, depois do atual prefeito, José Joaquim Ribeiro ter confessado receber R$ 150 mil em propina ainda quando era vice de Barbosa Neto.
O MP não deu maiores esclarecimentos sobre a medida judicial. Uma entrevista coletiva com o procurador de Justiça Leonir Batisti e os procuradores Cláudio Esteves, Jorge da Costa, Renato de Lima Castro e Leila Voltarelli foi marcada para a tarde desta segunda-feira.