O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou nesta segunda-feira, na 1ª Vara Cível Federal de Curitiba, uma ação civil pública contra o suposto uso indevido da Rádio e Televisão Educativa do Paraná. Segundo a assessoria de imprensa do MPF, o veículo seria utilizado indevidamente para a promoção pessoal do governador Requião, que também faria ataques à imprensa, adversários e instituições públicas.
Na ação civil pública, o MPF sugere a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil ao governador Requião, caso descumpra a (eventual) determinação judicial. Na hipótese de uma reincidência, uma multa de R$ 500 mil. Outra sugestão que consta na ação civil pública é a suspensão do programa ''Escola de Governo'', exibido toda terça-feira pela manhã.
A assessoria de imprensa do Palácio das Araucárias informou que a TV Educativa apenas ''mostraria o lado do governo do Estado (sobre os fatos), que parte da imprensa omite''. A ação civil pública, que pode ser aceita ou não pela Vara Cível, é resultado de um procedimento administrativo aberto pelo MPF em 30 de julho.