Em debate promovido pela Rádio Paiquerê AM, em 21 de março deste ano, quando o então candidato Homero Barbosa Neto (PDT) disputava com Luiz Carlos Hauly (PSDB) a prefeitura de Londrina, no chamado "terceiro turno", Barbosa prometeu claramente que, se fosse eleito, não aumentaria os impostos na cidade.
Àquela ocasião, o Portal Bonde acompanhou o debate. Barbosa Neto acusou Hauly de ter aumentado os impostos quando foi prefeito de Cambé e garantiu que viabilizaria projetos em Londrina com recursos do governo federal, sem reajuste dos impostos municipais. A discussão e troca de acusações sobre o IPTU foi um dos pontos "quentes" do debate.
Eleito, porém, Barbosa Neto mudou de ideia e tem justificado que é preciso "fazer justiça fiscal" aumentando os impostos de pessoas "abastadas" cujos imóveis valorizaram muito desde a última revisão da planta de valores do IPTU, em 2001, no primeiro ano do governo Nedson Micheleti. Moradores da Gleba Palhano, na zona sul, teriam reajustes que chegariam a 500%.
Leia mais:
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
Barbosa, pressionando os vereadores para que aprovassem a planta de valores que encaminhou à Câmara, chegou a dizer que projetos importantes para Londrina, como a educação integral e a guarda municipal, não seria viabilizados sem os recursos do aumento do IPTU.
Porém, durante a campanha, garantiu que os recursos do governo federal seriam suficientes. Hoje pela manhã, a Rádio Paiquerê repetiu trecho do debate.
Hauly: "Vamos revitalizar o centro, com o dinheiro dos proprietários, através do IPTU: gradativamente o proprietário se faz o investimento e o município dá isenção durante certo número de anos".
Barbosa: "Eu não vou aumentar IPTU de ninguém. Eu acho que essa é uma responsabilidade do município. Inclusive esteve aqui o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e nos disse que há recursos específicos para revitalização".
Hauly: "Eu quero dizer que o IPTU de Londrina não vai ser aumentado. Eu não sei se o Barbosa vai aumentar porque ele está muito próximo lá do pessoal de Brasília..."
Barbosa: "Hauly, vamos lembrar que quem aumentou o IPTU em Cambé em mais de 600% não fui eu..."
Hauly: "Barbosa, não adianta fazer intrigas. Naquela época a inflação era de 1000%..."
Barbosa: "Calma, Hauly: eu só disse que não vou aumentar IPTU em Londrina".
Vendedores de lanche
Esta foi a segunda promessa de campanha que Barbosa quebrou explicitamente. Durante o período eleitoral, ele assinou termo de compromisso com os vendedores de lanche que ficam na calçada da Rua Benjamin Constant, ao lado do terminal, de que não os retiraria de lá. Mas, os esforços da administração, têm sido para a desocupação do local.