A Secretaria de Turismo e a Empresa de Turismo do estado estão oferecendo aos novos prefeitos e prefeitas apoio técnico e institucional desde o início do mandato. O objetivo é orientá-los para a organização do turismo em seus municípios, como possibilidade de desenvolvimento local e regional.
Segundo o secretário paranaense do Turismo, Celso de Souza Caron, em 2003 o Paraná registrou 6,2 milhões de visitantes (48% do próprio estado, 20% do exterior e 32% de outros estados), com uma permanência média de 3,8 dias, um gasto médio per capita/dia de US$ 47,8 e receita de US$ 1,1 bilhão.
A política estadual do setor para o quadriênio 2003-2007 tem como objetivos promover o desenvolvimento sustentável do turismo no estado, de forma planejada e organizada, possibilitando a inclusão social.
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Entre as principais metas estão: aumentar o fluxo de turistas (em 25% os nacionais e 30% os estrangeiros); aumentar a permanência média do turista para 4,5 dias; aumentar o gasto per capita/dia em 30%; aumentar a receita gerada em 25% e aumentar o número de produtos turísticos do estado em 50%.
O turismo envolve uma cadeia produtiva formada por aproximadamente 52 setores econômicos e gera um em cada nove empregos no mundo.
De acordo com estimativas do Ministério do Turismo e a Embratur, a participação direta do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) nacional é de 2% e a participação indireta é de 2,5%. A atividade representa 7,5% do PIB mundial.
Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando as diversidades regionais, culturais e naturais e estimular e facilitar o consumo do produto turístico nos mercados nacional e internacional são objetivos gerais do Programa Nacional de Turismo.
A meta é ampliar no país o fluxo doméstico e estrangeiro de turistas. Em 2003, o Brasil recebeu 4,1 milhões de turistas estrangeiros e registrou 57 milhões de turistas domésticos, com US$ 5,5 bilhões de receita e 6,5 milhões de empregos diretos e indiretos.
A meta para 2007 é atrair 9 milhões de turistas estrangeiros e gerar US$ 8 bilhões de receita, tornando o turismo o primeiro produto brasileiro na pauta de exportações.