Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições 2022

Oito a cada dez deputados estaduais do Paraná tentam a reeleição este ano

Guilherme Marconi - Grupo Folha
16 ago 2022 às 17:46
- Nelson Jr/ASICS TSE
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dos 54 deputados estaduais em mandato na Assembleia Legislativa, 49 disputarão as eleições neste ano. Ao todo, 43 parlamentares, ou 79,62% do total, tentam a reeleição para poder permanecer na suas cadeiras por mais quatro anos, outros seis buscarão uma vaga na Câmara dos Deputados e cinco não estarão na disputa. No Estado, são 872 candidatos que registraram candidaturas para concorrer às 54 cadeiras na AL, o que equivale a uma concorrência de 16,14 candidatos a deputado por vaga. O prazo de registro de candidaturas finalizou nesta segunda-feira (15). 


A campanha começa oficialmente nesta terça-feira (16) e os deputados terão, como os demais candidatos, somente 45 dias para se dividir entre a campanha e atividades parlamentares. Em 2018, houve uma renovação expressiva na AL, com 40% de novos parlamentares eleitos. Em 2014, a renovação havia sido um pouco menor de 38%.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da AL, Ademar Traino (PSD), disse em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15) que neste período oficial de campanha a única mudança foi a antecipação da sessão ordinária das quartas-feiras de manhã para terças à tarde. "Até pelo período eleitoral e sem prejuízo de pauta, nós fizemos entendimento com todos os deputados e iremos proceder dessa forma". Questionado se o recesso parlamentar suspenso em julho seria feito em setembro, Traiano disse que ainda está em estudo, mas afirmou que a Casa ainda precisa aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) até a primeira quinzena do próximo mês. 

Leia mais:

Imagem de destaque
No Rio de Janeiro

Bolsonaro exalta Musk, e ato eleva ataques a Moraes e Pacheco com retórica sobre trama golpista

Imagem de destaque

Após decisão judicial, Comissão Processante vai esperar alta médica para ouvir Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs


Apesar da concorrência forte, os deputados estaduais que buscarão a reeleição ou a vaga na Câmara dos Deputados não podem utilizar a estrutura de gabinete para tirar vantagem neste período. Os funcionários de gabinete só podem trabalhar em campanha fora do horário de expediente ou devem estar devidamente licenciados do cargo, segundo a legislação eleitoral. Desde julho, as sessões solenes de entregas de títulos de Cidadania e menções honrosas estão suspensas e neste período estarão permitidas apenas audiências públicas.  

Publicidade



Câmara dos Deputados


Seis deputados estaduais irão tentar voos maiores nas eleições de outubro buscando vaga na Câmara dos Deputados. São eles: Coronel Lee (Democracia Cristã), Galo (PP), Paulo Litro (PSD), Rodrigo Estacho (PSD), Tadeu Veneri (PT) e Tião Medeiros (PP). Entre os parlamentares que tentam vaga em Brasília, Veneri é o mais experiente, com 20 anos de Assembleia Legislativa, sendo um dos principais nomes da oposição desde 2002, quando foi eleito para seu primeiro mandato.


Já Rodrigo Estacho e Coronel Lee foram eleitos pela primeira vez em 2018 no Legislativo estadual e irão buscar vaga em Brasília também pela primeira vez. Eleito pela região de Paranavaí (Noroeste), Tião Medeiros está no segundo mandato consecutivo. Paulo Litro deixou o PSDB na última janela partidária, partido do qual chegou a ser presidente estadual, e está no segundo mandato na AL, agora pelo grupo de Ratinho Junior. Todos são da base de sustentação do governador na Casa. 


Continue lendo na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade