A partir do dia 5 de fevereiro, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), pertencente à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, assumirá o serviço de suporte técnico de informática da Prefeitura de Londrina, o que vai gerar uma economia mensal de 68% em relação ao valor pago atualmente.
O diretor de Tecnologia da Informação, Edvaldo de Alcântara Oliveira, explicou que desde 2013 vinha se estudando a possibilidade de a Prefeitura assumir o serviço prestado por empresas terceirizadas há mais de 10 anos na Prefeitura.
"Analisamos esta possibilidade, porque o contrato com a atual prestadora terminará em fevereiro deste ano, ou seja, seria necessário abrir uma nova licitação. Fizemos uma pesquisa prévia de preços para uma nova licitação e constatamos que houve um aumento grande nos valores, chegando ao custo médio de mais de R$ 88 mil (teto) mensais. Hoje, a contratação custa R$ 36 mil por mês para a Prefeitura, com o serviço sendo feito pela DTI irá custar R$ 11.500, o que é uma economia grandiosa, principalmente, se consideramos os valores para uma nova contratação, que poderia girar, otimisticamente, em torno de R$ 50.000,00 mensais", disse.
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A estimativa é que sejam realizados, em média, 5.250 atendimentos por mês, sendo 4.800 telefônicos e 450 de campo, que é a soma dos atendimentos atualmente feitos pela terceirizada e pela própria DTI. Para realizar o serviço, a equipe que irá assumir a nova tarefa será reforçada com mais servidores, por continuar com as rotinas anteriores mais os novos serviços.
Segundo o secretário Daniel, a assunção de tais serviços faz parte dos projetos contidos no PETIC (Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação) elaborado em 2013, traduzindo-se em racionalização de gastos com significativa economia aos cofres públicos, que se aproximaria de R$ 480.000,00 em 12 meses.