Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Kukina

Paranaense assume vaga de ministro no STJ

Assessoria MP/PR
05 fev 2013 às 11:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Sérgio Luiz Kukina, toma posse amanhã (06/02) como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele assume a vaga destinada a membro do Ministério Público, decorrente da aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido. A solenidade será às 17 horas, na Sala de Sessões do Plenário do STJ, em Brasília.

Kukina iniciou carreira no MP-PR em 1984, e há 20 anos vinha atuando na Coordenadoria de Recursos Cíveis, com recursos direcionados aos Tribunais Superiores. No STJ, o novo ministro atuará junto à Primeira Turma e a Primeira Seção do STJ - órgãos que analisam questões de direito público, em casos como os relativos a servidores públicos, tributos e improbidade administrativa, entre outros temas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O procurador de Justiça paranaense concorreu à vaga do quinto constitucional, reservada a membros do Ministério Público, em lista tríplice composta pelos ministros do STJ entre uma lista de 51 candidatos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


Histórico - Sérgio Luiz Kukina tem 53 anos. Casado com Sandy Margotto, é filho da catarinense Iza Kukina e do imigrante croata Alojz Kukina. O pai, que veio para o Brasil em 1951 e casou-se na capital paranaense, faleceu no ano passado. Formado pela Universidade Católica do Paraná, na turma de 1982, o procurador de Justiça é mestre em Direito pela PUC-PR, e professor de Processo Civil na Fundação Escola do Ministério Público, e de Direito da Criança e do Adolescente, na Escola da Magistratura do Paraná e no curso preparatório Professor Luiz Carlos.

Ingressou no MP-PR em 1984, tendo atuado como promotor em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Faxinal, Pitanga, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Curitiba, para onde foi promovido em 1991. Trabalhou por breve período no Centro de Apoio das Promotorias da Criança e do Adolescente, na Segunda Procuradoria de Justiça Cível, que trata de direito público, e, então, na Coordenadoria de Recursos Cíveis, onde atuava há duas décadas, com recursos direcionados aos Tribunais Superiores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo