O senador paranaense Sérgio Souza (PT) reclamou nesta terça-feira (5) de tratamento dispensado aos passageiros de voo de uma das duas maiores empresas aéreas do país, em viagem de Brasília a Curitiba, com conexão em São Paulo. Devido a atraso no primeiro voo, os passageiros estavam sujeitos a perder a conexão. Consultados se queriam mudar de voo, muitos passageiros, assim como o senador, preferiram seguir no que tinham comprado, que seguiu viagem normalmente. Depois, mesmo tendo chegado em São Paulo a tempo de seguir com a conexão, os passageiros tiveram suas passagens canceladas pela companhia, sem qualquer explicação.
Diante dessa situação, Sérgio Souza informou aos senadores ter apresentado requerimento à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) solicitando audiência pública com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com a Agência Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para encontrar soluções para o setor.
"A verdade é que temos uma grande concentração nesse setor em apenas duas empresas de caráter efetivamente nacional. Devido ao crescimento considerável da renda nacional nos últimos anos, pode-se dizer que há uma demanda expressiva e permanente por passagens e, infelizmente, talvez pela falta de concorrência entre as companhias de aviação nacional, há um tremendo descaso com o consumidor brasileiro", desabafou.
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Além de as companhias considerarem os atrasos como algo normal e até mesmo os usuários, disse o senador, a impontualidade não costuma ser compensada. Para Sérgio Souza, nem a Anac, a Infraero, e nem mesmo os juizados especiais conseguem ser "minimamente acessíveis e funcionais" para defender os passageiros. "Ao final, constata-se que o consumidor brasileiro está absolutamente impotente diante de toda sorte de desrespeito praticado por nossas empresas de aviação contra seus direitos assegurados por lei" protestou.