A direção estadual do PCdoB paranaense resolveu submeter a processo disciplinar na Comissão de Controle os filiados José Otávio Sancho Ereno, Heloísa Botelho e Jeferson Ricardo Belasque por não acatarem a decisão de retirada da administração municipal de Londrina.
No último dia 7 de maio a Comissão Política Estadual do PCdoB decidiu que os três filiados deveriam deixar os cargos da prefeitura, sinalizando assim a retirada do apoio político do partido à atual administração. O partido tomou a decisão após as denúncias de corrupção e oferecimento de propina envolvendo pessoas ligadas ao prefeito Barbosa Neto (PDT).
O PCdoB também suspendeu preventivamente Ereno por 60 dias do diretório municipal, período em que não poderá falar em nome da legenda. "A Comissão de Controle deverá examinar a infração cometida pelos filiados, oferecer-lhes amplo direito de defesa e, ao cabo, propor, sefor o caso, punições previstas nos estatutos", afirma o PCdo B em nota enviada à imprensa.
Leia mais:
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
"O jornalista José Otávio Sancho Ereno, além de desacatar a decisão da Comissão Política, passou a fazer notório ativismo em prol do prefeito Barbosa Neto e a opor-se
publicamente à decisão partidária", acrescenta a nota.
Ereno disse ao portal Bonde que não foi informado sobre o processo disciplinar e suspensão da função no diretório municipal. No entanto, ele adiantou que vai recorrer da decisão da legenda.