A nova pesquisa Instituto Multicultural/FOLHA/Paiquerê 91,7 divulgada nesta quinta-feira (19) mostra que o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) cresceu em relação ao último levantamento, divulgado em agosto, e tem 31,8% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Londrina.
Em segundo lugar está a ex-secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), que marca 17,3%. O cenário é de segundo turno, com disputa acirrada pela vice-liderança - outros dois candidatos empatam tecnicamente com Maria Tereza.
As entrevistas foram realizadas entre 13 e 15 de setembro, com um total de 1.064 eleitores. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PR-07455/2024 e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança estimado é de 95%.
Leia mais:
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
No cenário estimulado, o maior crescimento foi de Amaral, que subiu de 22,9%, em agosto, para 31,8%, e se isolou na liderança. Ele é seguido por Maria Tereza, com 17,3% (tinha 16,9%), Tercilio Turini (MDB), 12,7% (antes, marcava 12%), e Barbosa Neto (PDT), com 12,3% (eram 13,5%). Ou seja, considerando a margem de erro, três prefeituráveis estão tecnicamente empatados no segundo lugar.
Descolados do pelotão de cima estão o policial militar Coronel Villa (PSDB), que caiu de 10,2% para 9,5%; a educadora Isabel Diniz (PT), que subiu de 1,5% para 1,8%; e o deputado federal Diego Garcia (Republicanos), que oscilou de 1,9% para 1,4%. Nenhum, branco e nulo são 7,7%, e 5,5% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.
O diretor estatístico do Instituto Multicultural, Edmilson Leite, aponta que o cenário atual é de segundo turno, com um nome “praticamente definido”, se referindo a Amaral. Inclusive, Leite destaca a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha do deputado.
“Não sabemos se isso vai transferir votos ou não, mas a influência dele é grande”, afirma o diretor, que também cita o maior tempo de rádio e TV do pessedista, que tem explorado o apoio do governador Ratinho Junior (PSD). “Ele tem uma exposição maior, um tempo maior que os outros.”
Sobre o desempenho de Maria Tereza, que tem o prefeito Marcelo Belinati (PP) como principal cabo eleitoral, Leite explica que a transferência de votos não é imediata. Belinati chegou a 75,9% de aprovação na pesquisa de agosto - nesta, a gestão não foi avaliada. "Mesmo assim, ela se apresenta em segundo lugar."
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, 33,2% dos entrevistados responderam que não sabem em quem votar no dia 6 de outubro. Esse percentual teve uma significativa redução em comparação com o levantamento de agosto, quando os indecisos eram 46,2%.
Entre os candidatos, Tiago Amaral aparece com 20,9%; Maria Tereza, com 12,7%; Tercilio Turini, 8,6%; Barbosa Neto, 6,8%; Coronel Villa, 6,4%; Isabel Diniz, 1,4%; e Diego Garcia, 0,9%. Outros nomes representam 0,9%. Nenhum, branco ou nulo são 8,2%.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: