Durante a Operação Eleições, desencadeada pela Polícia Militar do Paraná (PM-PR), foram registrados 294 ocorrências e 211 encaminhamentos em todo o estado. Das 8h de sábado (1º) às 20h30 de domingo (2), foram desenvolvidas ações com o objetivo de intensificar o policiamento e coibir crimes ou delitos eleitorais. Em todo o Paraná, a PM distribuiu 9.948 mil militares entre os colégios eleitorais.
As equipes policiais atenderam 294 ocorrências em todo o Paraná, sendo registrados 20 atendimentos por compra de voto; três por uso de som, comício, carreata e etc; 93 por boca de urna; 35 por divulgação de propaganda eleitoral; oito por transporte irregular; 108 por outros crimes eleitorais previstos na lei eleitoral; e 27 situações de outras naturezas (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições). Também foram apreendidos 1.983 materiais, sendo 1.957 santinhos/ panfletos, uma faixa, uma bandeira, 17 adesivos, três veículos e quatro brindes no geral.
Londrina e região
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
O 2º Comando Regional da PM (2º CRPM/Londrina e região) registrou 57 atendimentos, sendo cinco por compra de voto; três por uso de som, comício, carreata e etc; 30 por boca de urna; seis por divulgação de propaganda eleitoral; um por transporte irregular; 11 por outros crimes eleitorais previstos na lei eleitoral, e uma situação de outra natureza (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições).
Ocorrências mais graves
Em uma das situações, a PM encaminhou três pessoas em Umuarama, região Noroeste do estado, após serem flagradas com R$ 13,2 mil em dinheiro, 37 comprovantes de abastecimento com 10 litros cada, uma lista com nomes e números de títulos de eleitores, vários panfletos e adesivos.
Já em Curitiba, um homem vestido de Papel Noel foi encaminhado ao Fórum Eleitoral, pois estava distribuindo balas dentro do local de votação e promovendo desordem no pleito eleitoral. Também na capital, no bairro Boqueirão, os policiais receberam uma denúncia de que uma candidata estaria fazendo boca de urna. A equipe policial acompanhou o oficial de justiça e no local a mulher foi abordada, sendo encaminhada ao Fórum Eleitoral.
Efetivo
Durante o pleito eleitoral cada um dos seis Comandos Regionais da PM contou com um número de efetivo policial que foi dividido nas zonas eleitorais (todos os municípios), além de suas cidades sedes. O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM/Curitiba) usou um efetivo de 2.050 policiais militares em todas as suas áreas de votação. O 2º Comando Regional da PM (2º CRPM/Londrina e região) contou com 1.945 policiais militares; o 3º Comando Regional da PM (3º CRPM/Maringá e região) teve 1.708 policiais militares; já o 4º Comando Regional da PM (4º CRPM/Ponta Grossa e região), por sua vez, contou com 1.203 policiais militares; o 5º Comando Regional da PM (5º CRPM/Cascavel e região) usou um efetivo de 1.612 policiais militares e no 6º Comando Regional da PM (6º CRPM/Região Metropolitana e litoral) foram 1.430 policiais militares.