O chefe de Relações Institucionais da Vice-Presidência da República e ex-deputado federal pelo PMDB do Paraná, Rodrigo Rocha Loures, anunciou neste domingo (23), durante a eleição para o diretório municipal de Curitiba, que o partido já comunicou à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula que terá candidato próprio à presidência em 2018. Rocha Loures, que faz parte da Executiva Nacional, garantiu que a decisão não afeta a aliança nacional com o PT para a reeleição da presidente este ano.
"O PMDB não pode deixar de disputar a eleição daqui a quatro anos para não se transformar em um satélite menor na política", afirmou. De acordo com ele, a partir de 2015 o partido começará a desenvolver lideranças e preparar projetos nacionais para poder lançar um candidato à presidência que represente as ideias e a força do PMDB.
Membro da chapa vitoriosa para o diretório municipal do partido em Curitiba, o ex-deputado federal disse que a decisão para 2018 reforça a importância de uma candidatura própria ao governo do Paraná este ano. "Dos 27 estados do país, teremos candidatos ao governo em 20. Não podemos deixar de nos fazer representar politicamente aqui no Paraná, caso contrário corremos o risco de perder nossa força, nossa unidade, nossa militância e, consequentemente, nossa capacidade de conquistar votos", afirmou.