A Promotoria Eleitoral de Guarapuava apurou nesta semana caso de irregularidades eleitorais envolvendo o prefeito Fernando Ribas Carli. Segundo denúncia recebida pela Promotoria Eleitoral, a Secretaria de Educação estaria distribuindo "formulários" aos estagiários e funcionários, que deviam indicar no documento 17 nomes, com dados pessoais e contatos, de eleitores que "votariam" em Fernando Ribas Carli Filho, candidato a deputado estadual e filho do prefeito. No caso dos estagiários, ainda era feita ameaça de que, se não retornassem com os formulários devidamente preenchidos, perderiam seus contratos de estágio em 2007. As informações são do Ministério Público do Paraná.
A denúncia foi confirmada com a apreensão de mais de 150 formulários preenchidos por funcionários e estagiários da Secretaria de Educação. O material foi encontrado na sede da Secretaria na última terça-feira (26).
Segundo a Promotoria Eleitoral, o caso pode configurar abuso de poder político e crime de coação eleitoral, além de ensejar punições por improbidade administrativa contra todos os agentes públicos envolvidos e perda do mandato eletivo, caso o candidato seja eleito.