Mais de 100 dos 399 prefeitos do Paraná foram nesta terça-feira à Brasília participar da mobilização nacional, convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com objetivo de pressionar o Congresso a aprovar três projetos considerados fundamentais para os municípios: a proposta de emenda constitucional que regulamenta a cobrança da iluminação pública pelas prefeituras; a emenda à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para que o salário-educação seja repassado direto pela União aos municípios, sem a intermediação dos estados; e o projeto de lei que define o papel dos entes federados no custeio do transporte escolar dos alunos da rede pública.
Os prefeitos tinham duas reuniões previstas para a tarde e o início da noite de ontem com lideranças do Congresso. Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs (PFL), o governo federal já sinalizou que pretende retirar algumas medidas provisórias e desobstruir a pauta de votações. ''O mais importante para nós é a questão da iluminação pública e o salário-educação'', frisou Heinrichs.
Boa parte dos municípios do Estado opera no vermelho, o que leva os prefeitos a buscarem de todas as formas possíveis um controle mais rigoroso das finanças. A volta está prevista para esta quarta-feira à noite.