Cerca de 150 prefeitos de municípios paranaenses foram à Brasília participar da 12ª Marcha a Brasília, uma reunião de lideranças locais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles entregarão uma lista de pedidos ao governante. O encontro começou nesta terça-feira (14) e segue até quinta.
No caso dos prefeitos do Paraná, um dos momentos mais importantes do encontro será a reunião com a bancada federal do Estado, marcada para quarta-feira (15), no plenário da Câmara dos Deputados. A AMP vai entregar aos 30 deputados federais e três senadores do Estado uma pauta de reivindicações das associações regionais de municípios do Paraná.
Dentre os pedidos, três são os destaques: a primeira é a regulamentação da Emenda 29, cujo texto foi aprovado em 2008 pelo Senado mas que continua tramitando na Câmara Federal (a Emenda 29 define claramente as atribuições da União, dos Estados e municípios na aplicação de recursos da saúde); os prefeitos também cobram a votação urgente da reforma tributária, já que os municípios detêm a menor fatia do bolo de recursos arrecadados pela União – apenas 16%; eles também querem a votação da Lei dos Precatórios, que já foi aprovada pelo Senado, mas ainda aguarda votação na Câmara Federal.