O Palácio do Planalto divulgou nota, na tarde de hoje (8), negando informações divulgadas pela revista Veja, na edição deste domingo, segundo a qual um dos imãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu um escritório em São Bernardo do Campo para intermediar negociações entre empresários e órgãos do governo. A nota, assinada pela Secretaria de Imprensa e Porta-voz da Presidência da República, diz que há a orientação, no Palácio do Planalto, para que qualquer familiar do presidente seja tratado como qualquer cidadão, e adverte que "qualquer pessoa que tenha a ilusão de conseguir beneficio do governo federal usando o nome do presidente da república não será bem sucedido".
Eis a íntegra da nota:
"1) O Presidente da República nunca teve conhecimento da existência de um suposto escritório do qual seu irmão participasse.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
2) O Palácio do Planalto sempre orientou no sentido de que qualquer familiar do presidente da República fosse tratado como qualquer cidadão brasileiro.
3) Cumpre ressaltar que nenhum das possíveis gestões feitas pelo irmão do presidente da república junto ao Governo Federal teve qualquer aceitação por parte dos funcionários procurados.
4) Cabe advertir que qualquer pessoa que tenha a ilusão de conseguir benefício do governo federal usando o nome do presidente da república não será bem sucedido."