Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Duílio Genari

Projeto de deputado estabelece Política Estadual do Livro

Redação Bonde com Alep
09 ago 2013 às 10:59

Compartilhar notícia

- Sandro Nascimento/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado Duílio Genari (PP) apresentou na última terça-feira (6), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), um projeto de lei que estabelece a Política Estadual do Livro. Segundo o autor, o objetivo é fomentar o desenvolvimento cultural w estimular a criação artística e literária, reconhecendo o livro como instrumento para a formação educacional e a promoção da identidade cultural paranaense.

A proposta, que recebeu apoio do Plenário e foi encaminhada para análise nas comissões técnicas, institui também o "Dia Estadual do Livro e da Leitura". A data deverá ser comemorada, anualmente, no dia 24 de agosto, em todas as bibliotecas e escolas – públicas e privadas – em homenagem ao nascimento do poeta Paulo Leminski.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na justificativa, Genari observa que a proposição está baseada em diversas diretrizes, entre elas o estímulo à produção de autores paranaenses, o fomento à exportação de livros publicados no estado, o incremento ao patrimônio literário, bibliográfico e documental do Paraná, bem como a conversão do Paraná em centro editorial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inelegível

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

Imagem de destaque
Na Assembleia Legislativa

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia

Imagem de destaque
Benefícios financeiros

Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina


O capítulo III, que trata da aquisição de livros, estabelece que o incentivo às editoras paranaenses dar-se-á pela aquisição por parte do órgão competente do Estado de três exemplares para cada biblioteca pública municipal, estadual e universitária do Paraná, de cada título eleito pela comissão de avaliação, segundo sua modalidade.

O texto especifica que a Secretaria de Estado da Cultura é que "organizará, anualmente, a avaliação dos títulos candidatos ao incentivo, por meio de comissão formada por um representante de cada universidade estadual", totalizando sete avaliadores por modalidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo