A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, na sessão da última segunda-feira (26), um projeto de lei que estabelece a divulgação detalhada das diárias de viagens oficiais realizadas por servidores, empregados públicos e agentes políticos dos Poderes Executivo e Legislativo de Curitiba.
Também foi aprovada emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação que estende a medida para os funcionários públicos e agentes políticos da administração pública municipal direta e indireta, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas do município.
De acordo com o texto acatado em primeira discussão, a publicação dos dados deverá ser feita no site oficial da instituição responsável pela despesa, constando o nome de quem recebeu a diária, cargo ocupado, itinerário, data, valor gasto, além de justificativa da viagem. A divulgação deverá ser mensal, até o último dia do mês posterior ao da utilização das diárias.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Autora do projeto, a vereadora Professora Josete (PT) explicou que tanto a prefeitura quanto a Câmara já divulgam os dados referentes às diárias, mas, segundo ela, as informações não são detalhadas e não constam dados como o nome do servidor e a justificativa da viagem. "Esse procedimento já é adotado pelo governo federal, então temos que garantir em nível municipal que tenhamos o mesmo grau de transparência". Ainda de acordo com a parlamentar, a medida visa reforçar os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal, garantindo ao cidadão uma forma clara de fiscalizar o uso do dinheiro público.
Em aparte, o segundo-secretário do Legislativo, vereador Caíque Ferrante (PRP), ressaltou que a Câmara já publica em seu Portal da Transparência as despesas feitas com diárias. Segundo ele, a lei servirá como um reforço daquilo que já está sendo feito, por iniciativa da Comissão Executiva da Casa. Já o líder do prefeito, vereador Serginho do Posto (PSDB), que é membro da Comissão de Legislação, parabenizou a autora pela iniciativa e explicou que a emenda apresentada foi no sentido de ampliar o alcance da medida para toda a esfera municipal.
Os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Noemia Rocha (PMDB) avaliaram que a proposta reforça o conceito de transparência, que deve ser assimilado por todas as instituições públicas.