O Partido Socialista Brasileiro (PSB) marcou para o próximo dia 23 a convenção da legenda em Londrina. Na reunião, será anunciado o candidato do partido para a disputa da Prefeitura de Londrina e os interessados em concorrer a uma das 19 vagas da Câmara de Vereadores. O encontro será realizado, a partir das 14h, no Thomasi Hotel.
O PSB, que apoiou o então candidato Homero Barbosa Neto (PDT) nas eleições municipais de 2008, estuda a possibilidade de encabeçar uma chapa no pleito deste ano. Apesar da pretensão, nenhum filiado colocou, até agora, o seu nome à disposição da legenda na cidade.
A hipótese de que o PSB apoie novamente Barbosa é quase nula. O partido 'abandonou' o governo municipal em maio deste ano, após a prisão de cinco aliados do prefeito, acusados de tentar subornar o vereador Amauri Cardoso (PSB). O parlamentar Jairo Tamura (PSB), que, na época, era líder de Barbosa na Câmara, foi advertido pelo partido e obrigado a deixar a função no Legislativo.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Além do PSB, o PTB, PSC, PMN e PPS, que também fizeram parte da coligação de Barbosa em 2008, já deixaram a atual administração. O Partido Trabalhista Brasileiro, dos vereadores Rony Alves e Ivo de Bassi, faz oposição ao Executivo na Câmara atualmente. O PSC, do vice-prefeito José Joaquim Ribeiro, rompeu com o Executivo após desentendimentos.
O PMN, do ex-secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, foi responsável por apresentar ofício na Câmara que culminou na abertura da chamada Comissão Processante da Centronic. E o PPS, por fim, cogita a possibilidade de lançar o nome do ex-vereador e médico Tercílio Turini para concorrer à prefeitura.