A tentativa de eleger o deputado Angelo Vanhoni prefeito de Curitiba custou para o Partido dos Trabalhadores o equivalente a R$ 1,25 milhão. A campanha foi a mais cara já realizada pelo PT, que, pela primeira vez em sua história, chegou tão próximo da vitória em Curitiba. Além do crescimento e consolidação do partido na cidade, o PT sai da eleição amargando uma dívida próxima a R$ 770 mil, pois só conseguiu arrecadar R$ 479,4 mil.
Apesar do saldo negativo no banco, o PT termina um processo eleitoral com a convicção de que a eleição de outubro foi um divisor de águas na política paranaense. O coordenador político da campanha, vereador Jorge Samek (PT), reconhece que houve um amadurecimento. "Foi a campanha que mais surtiu efeito e onde o candidato mais apareceu. Não trabalhamos apenas para cumprir o horário (na televisão)", diz Samek.
Samek afirma que quase 80% do investimento financeiro foi para os programas de televisão e rádio. Vanhoni acompanhava de perto a produção e por várias vezes interferiu no trabalho dos publicitários. "Ele dirigia sua própria campanha", disse o coordenador.
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O coordenador financeiro do PT, Josemar Ganho, informou que entre as principais empresas que contribuíram com a campanha de Vanhoni foram a Vega Engenharia Ambiental com R$ 100 mil (uma das principais doadoras da campanha da prefeita eleita Marta Suplicy em São Paulo) e a Editora Nona Didática com R$ 60 mil. O Diretório Nacional do PT entrou com R$ 150 mil.
Uma das surpresas foi a contribuição de R$ 20 mil da Inepar Participações. A empresa tem como um dos maiores sócios o empresário Mário Celso Petraglia, ex-tesoureiro da primeira campanha ao governo do Estado do governador Jaime Lerner, em 1994. Em jantares de adesão e venda de produtos com a marca PT, Vanhoni arrecadou R$ 45 mil.