Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Julgamento

Raquel Dodge alerta para risco de retrocesso na credibilidade do STF

Agência Brasil
03 abr 2018 às 21:46
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em nova manifestação sobre o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse nesta terça-feira (3) que a eventual mudança de entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a autorização para prisão após fim dos recursos na segunda instância da Justiça representará retrocesso na credibilidade da sociedade perante a Justiça e o STF.

De acordo com a procuradora-geral, a mudança da jurisprudência representaria "tripo retrocesso": na estabilidade das decisões do STF; na efetividade do processo penal; "e para a própria credibilidade da sociedade na Justiça e nesta Suprema Corte, como resultado da restauração da sensação de impunidade que vigorava" antes da decisão do Supremo que confirmou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A manifestação foi motivada pelo julgamento, marcado para esta quarta-feira (4), do habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Na região do bosque

Projeto de Lei tenta minimizar infestação de pombos no centro de Londrina

Imagem de destaque
Relação desgastada

'Sem esperança' e com críticas à gestão federal, Requião deixa o PT

Imagem de destaque
Cobrou

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin


Em parecer enviado no início da noite aos ministros do Supremo, Dodge defendeu manutenção do entendimento da Corte, que, em 2016, autorizou a execução provisória da pena de condenados pela segunda instância que tiveram todos os recursos julgados.

Publicidade


Para a procuradora, a eventual mudança no entendimento vai "favorecer a impunidade no país".


"O entendimento resultante desse recente precedente era e continua sendo o eco de um sentimento, compartilhado pela sociedade civil e por atores da esfera jurídica, de que a exigência de se aguardar o trânsito em julgado da sentença penal condenatória para, só então, autorizar-se o recolhimento à prisão do réu condenado, é injusta e errada, basicamente por favorecer a impunidade no país", argumenta Raquel Dodge.

Mais cedo, durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público, a procuradora-geral chamou de "exagero", capaz de "aniquilar o sistema de Justiça", a possível mudança de entendimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade