O secretário de Desenvolvimento Urbano do governo do Estado, Ratinho Junior, disse que o governo pretende manter em operação a Rede Integrada de Transporte (RIT) com tarifa única. Porém, ele não sinalizou se o governo pretende manter o subsídio ao transporte da Região metropolitana. A informação é da Agência Estadual de Notícias (AEN).
Ratinho Junior afirmou que o governo já vai manter custeio de transporte em 21 cidades com mais de 140 mil habitantes com a isenção do ICMS do óleo diesel. Segundo a AEN, isso representa R$ 38 milhões que o governo estadual deixa de arrecadar.
Apesar de não garantir um novo contrato para concessão de subsídio, semelhante ao que foi definido entre a prefeitura e o governo em 2012, o secretário disse que as duas esferas de governo permanecem em conversa para decidir como manter a RIT em funcionamento. "É necessário um esforço de todos, tanto da Prefeitura de Curitiba como das prefeituras da Região Metropolitana e do Governo do Estado", afirmou.
Leia mais:
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
Ainda de acordo com o secretário, é necessário também esforço para pedir auxílio ao governo federal para o transporte público. "É necessário que o Governo Federal desonere a folha de pagamento, pois é o que mais encarece o custo da passagem para o cidadão. Com estas medidas, poderíamos até abaixar o valor da passagem".