Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Deputados precisam aprovar

Ratinho Jr. quer mudar escolaridade de ingresso na PM e nos Bombeiros do Paraná

Redação Bonde com AEN
10 out 2023 às 17:42
- Gabriel Rosa/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (10) um projeto de lei que altera o nível de escolaridade exigido para o ingresso nos Quadros de Oficiais e de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Após a aprovação, a medida valerá para os editais dos novos concursos.


Para o ingresso de soldados, a exigência da formação passará de nível médio para superior. Para oficiais, na Polícia Militar, será exigida a formação de Bacharel em Direito, e no Corpo de Bombeiros Militar qualquer curso superior. O texto altera a Lei Estadual 1.943/1954, que disciplina a escolaridade exigida para ingresso nas forças de segurança.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, dez estados brasileiros já adotaram a exigência de nível superior para o ingresso de soldados. No caso da solicitação do curso superior em Direito para oficiais, 15 estados implementaram a medida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

Sabatina Folha/Bonde: Maria Tereza fala em parques industriais para alavancar economia

Imagem de destaque
Alerta do TSE

A menos de um mês do primeiro turno, eleitores devem atualizar e-Título

Imagem de destaque
Cabe recurso

Justiça Eleitoral indefere candidatura a prefeito em Sertaneja nesta segunda

Imagem de destaque
Passível de infração grave

Eleições 2024: candidatos e partidos têm até sexta-feira para prestar contas ao TSE


“A medida auxilia na contratação de profissionais mais qualificados, o que reflete em uma segurança pública mais bem preparada para atender a população. O Paraná segue uma tendência nacional, que está adotando níveis de escolaridade mais altos para o ingresso nas corporações”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. 


Recentemente foram formados 2,4 mil policiais militares e 419 novos bombeiros militares. Já está autorizado um novo concurso público que prevê o preenchimento de 360 vagas. São 230 para a Polícia Militar e 130 para o Corpo de Bombeiros. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade