O governador Roberto Requião (PMDB) assinou decreto que cancela os contratos firmados entre o governo do Estado e as agências de publicidade e propaganda que prestavam serviços ao poder público durante a administração de seu antecessor, Jaime Lerner (PFL). O Decreto 164 foi assinado no último dia 20. O governo Lerner previa, por meio de prorrogações, a validade dos contratos até o início de maio deste ano.
Seis agências cuidavam do setor: Master Comunicação e Marketing, Fischer America Heads, Opus Múltipla, Loducca Publicidade, Get! e Propeg. Cada uma era responsável pelos trabalhos em secretarias específicas. Os contratos, analisados minuciosamente pela Procuradoria-Geral do Estado, foram todos anulados. O texto do decreto afirma que a decisão foi tomada com base na violação de artigos da Lei Federal 8.666/93, a Lei de Licitações, e com apoio na Lei Fiscal.
O decreto, ao qual a Folha de Londrina teve acesso, traz dados inéditos. Entre eles, o aumento da previsão total de gastos com propaganda de R$ 27,2 milhões para R$ 157,8 milhões, de 2000 para 2002.