O senador Roberto Requião (PMDB-PR), foi eleito presidente da Comissão de Educação do Senado. A votação ocorreu nesta quarta-feira (2). O ex-governador do Paraná foi eleito por unanimidade.
Como primeiro iniciativa, Requião convidou o ministro da Educação, Fernando Haddad, para comparecer à Comissão de Educação no dia 15, para debater com os senadores suas prioridades para os próximos quatro anos. O ministro aceitou o convite poucos minutos após a aprovação do requerimento pela comissão.
Após sua eleição, Requião recordou sua primeira passagem pela CE, quando teve uma "interessante parceria" com o senador Darcy Ribeiro na discussão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Inicialmente indicado para relator do projeto, Requião narrou o momento em que foi a um hospital de Brasília, onde Darcy estava internado para tratamento de um câncer, para lhe oferecer o cargo. "Disse a ele: ignore essa doença terrível, saia do hospital e assuma a relatoria. No dia seguinte, ele saiu do hospital, conduziu o processo e sobreviveu um ano e meio, quando muitos diziam que não sobreviveria uma semana. Ele renasceu com a oportunidade", recordou Requião (com Agência Senado).