O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao abrir a sessão plenária de quarta-feira (22), disse que espera manifestação oficial à Comissão Executiva acerca das denúncias feitas pelo deputado Elton Welter (PT), de que teria sofrido pressões a ameaças no processo de escolha do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, concluído no último mês de julho.
Rossoni justificou a iniciativa citando o artigo 20 do Regimento Interno, que inclui entre as atribuições do presidente da Assembleia, no seu inciso XXIX, a de "zelar pelo prestígio da Assembleia e dignidade de seus membros em todo o território do Estado". Portanto, mediante as afirmações do deputado prestadas à imprensa, "espero que ele encaminhe todas as provas para abrirmos procedimento disciplinar".
O chefe do Poder Legislativo afirmou que o assunto será muito bem analisado, assim como as provas relativas às denúncias apresentadas. "Recebo com preocupação esta declaração do deputado. Ninguém tem mais competência para analisar este caso do que a Justiça. Mas vou agir como presidente, dentro das minhas prerrogativas. Aguardarei a apresentação de provas", disse Rossoni.