São Paulo - O senador José Sarney (PMDB-AP) foi eleito presidente do Senado Federal com 76 votos. O placar contabilizou dois votos contrários e uma abstenção ao nome de Sarney. Ele assumirá o lugar de Ramez Tebet (PMDB-MS).
O Senado conta com 81 parlamentares. Na eleição do presidente da Casa ontem, dois senadores estavam ausentes no plenário. Pelo regimento da Casa, o senador presente no plenário deve participar da eleição, mesmo que não queira dar seu voto. Neste caso, seu voto é contabilizado como ''abstenção'.
O nome de Sarney já havia sido definido num acordo com o PT. Pela tradição das duas Casas, a presidência da Câmara e do Senado é ocupada pelo partido com a maior bancada. Na Câmara, o PMDB apoia o nome do deputado João Paulo Cunha (PMDB-SP) para a presidência da Casa.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Pelo acordo fechado, a primeira vice-presidência será do senador Paulo Paim (PT-RS) e a segunda vice-presidência, do senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). A primeira secretaria fica com Romeu Tuma (PFL-SP), a segunda secretaria com Alberto Silva (PMDB-PI), a terceira com Heráclito Fortes (PFL-PI), e a quarta com Sérgio Zambiasi (PTB-RS).