Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições municipais

Sem Kireeff, Marcelo Belinati dispara em pesquisa eleitoral

Loriane Comeli - Equipe Folha
22 jun 2016 às 08:36

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a quase certa desistência do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), de disputar a reeleição em outubro, o deputado federal Marcelo Belinati (PP) é neste momento o grande favorito ao cargo de chefe do Executivo. Pesquisa realizada pelo Instituto Multicultural para a FOLHA e Rádio Paiquerê AM revela que entre 16 pré-candidatos, Belinati tem 48% das intenções de voto, seguido do também deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), com 12%. O nome de Kireeff foi suprimido, já que o prefeito reafirma que não disputará o pleito.

Aparecem, na sequência, os nomes de Valter Orsi, também do PSDB, com 3,5% das intenções de voto; Emerson Petriv, o Boca Aberta (PR), com 3%; Luciano Odebrecht (PMN), com 2,5%; Paulo Muniz (PV), a vereadora Sandra Graça (PRB) e Bruno Veronesi (PSD) com 1% de intenção de voto cada um; Marcos Urbaneja (PDT), Celso Marconi (DEM), Patrícia Santos (PSOL), João Mendonça (PMDB) e Ordalone Orente (PT) têm 0,5% cada; Márcio Stamm (PSB) e André Trindade (PPS) têm 0,3%; e Jaci Aguiar (PTC), 0,1%. As pessoas que disseram que votariam em branco ou nulo somam 2,8% dos entrevistados e o percentual de quem disse que não sabe em que votar é de 22%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Realizada entre 17 e 19 de junho, a pesquisa entrevistou 640 moradores de todas as regiões da cidade. Foi registrada sob o número PR-01069/2016 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.
É a primeira pesquisa do Multicultural, de uma série de três, em que o nome de Kireeff é suprimido na chamada pesquisa estimulada, em que os nomes dos pré-candidatos são relacionados para o entrevistado. Nas duas sondagens anteriores, foram pesquisados dois cenários – com e sem Kireeff. Em novembro de 2015, na primeira pesquisa para as eleições municipais de 2016, Belinati tinha 34,5% e Kireeff 31,9%; em abril deste ano, na segunda pesquisa, o prefeito aparecia com 28% das intenções de voto e o pepista com 27%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente


O cenário sem Kireeff sempre favoreceu o deputado, que já rivalizava com o prefeito desde as eleições municipais de 2012. Na pesquisa de novembro de 2015, Belinati detinha 40% das intenções de voto e Hauly 12,7%; em abril, o pepista liderava com 41% e o tucano estava em segundo com 5%.

Publicidade


Há dois dados contraditórios do eleitorado: 48,5% dos entrevistados disseram que querem votar em uma candidatura que represente a continuidade da atual administração e 30,5% querem um candidato de oposição, embora o candidato que representa a oposição lidere as intenções de voto; e para 45% não faz diferença na escolha de seu candidato o nome que Kireeff apoiar. Apenas para 27% aumentaria a chance de votar em um candidato apoiado pelo prefeito.


Quanto à rejeição, o maior índice é para o pré-candidato do PR: 28% dos entrevistados disseram que não votariam em Boca Aberta de jeito nenhum; em seguida estão Belinati (10,5%) e Hauly (8,5%).

Publicidade


ESPONTÂNEA


Embora o nome de Kireeff não tenha sido incluído da pesquisa estimulada, na espontânea, 13% dos entrevistados disseram que votariam nele, mas o percentual de Belinati é mais que o dobro: 27%. Hauly aparece com 9% e Boca Aberta com 2,5%.


Chama a atenção que o ex-prefeito Antonio Belinati seja o quinto mais citado e some 2% das intenções de voto: ele está inelegível por ter condenações por improbidade administrativa em órgão colegiado por atos ilícitos durante seu terceiro mandato como prefeito de Londrina (1997-2000), em que dezenas de licitações teriam sido fraudadas e milhões desviados dos cofres públicos.

A avaliação da administração de Kireeff e do governador Beto Richa (PSDB) não fizeram parte da pesquisa porque a última sondagem sobre estes tópicos ocorreu em abril. O tempo para nova pesquisa é muito reduzido, entenderam os idealizadores. O responsável pela pesquisa, Edmilson Vicente Leite, não foi localizado ontem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo